Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Por que ingerir SAIS MINERAIS?

Olá! Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre os Sais Minerais.


São eles os responsáveis por funções vitais em nosso organismo tais como:

Manter equilíbrio de fluidos;
Controlar a contração muscular;
Carregar oxigênio para a musculatura e regular o metabolismo energético.

Alguns minerais nem sempre são ingeridos nas quantidades suficientes para satisfazer as necessidades metabólicas, especialmente durante a fase de crescimento, perda de sangue, trauma, estresse, algumas patologias e também atletas, podem apresentar deficiências de minerais, pois exercícios muito prolongados e vigorosos aceleram a perda através do suor e da urina.

Segue abaixo as funções e fontes de alguns sais minerais indispensáveis para manter a saúde.

Ferro
Participa do transporte de oxigênio dos pulmões para os tecidos e do gás carbônico para os pulmões. A maior parte do ferro é absorvido no intestino, na parte mais próxima do estômago (mais ácida).

Do ferro dos alimentos, são absorvidos apenas 5 a 10%, pelos adultos com níveis normais de hemoglobina (12g/dl ou mais). Ou seja, a biodisponibilidade é a qualidade de um mineral disponível para absorção e utilização pelo organismo, o nosso corpo aproveita melhor o ferro de origem animal (10 a 30%) do que dos alimentos de origem vegetal (2 a 10%).

Alguns fatores melhoram a absorção do ferro:

- Meio ácido com a presença de ácido ascórbico (vitamina C); (Daí a necessidade de se comer uma laranjinha após uma feijoada... além de ser bastante saborosa você ainda cria um meio favorável para abosorção do Ferro alí ingerido)

- Cálcio em quantidades adequadas auxilia na remoção dos fitatos, oxalatos e fosfatos (compostos insolúveis presentes em alguns tipos de alimentos que impedem a absorção de certos nutrientes, em questão Fe);

- A presença de cobre;

- Estados fisiológicos durante os períodos de maior formação de sangue, ou seja, crescimento, gestação e lactação;

- Pessoas com deficiencia de ferro podem chegar a 50% de absorção.

Por outro lado, há fatores que inibem ou diminuem a absorção e devem ser controlados ou corrigidos, como:
- Meio alcalino (falta de acidez no estômago);

- Fitatos e oxalatos, presentes em alguns vegetais como o fitato na batata inglesa, oxalato no espinafre e chás mate e preto (formam sais insolúveis de ferro);

- Motilidade intestinal (aumento do movimento peristáltico reduz o contato, diminuindo a absorção);

- Excesso de gorduras.

As principais fontes de ferro de origem animal denominado ferro hemínico ou ferro heme, são encontradas nas carnes, peixes, aves, vísceras, miúdos e derivados. Já o ferro do ovo é pouco biodisponível.

O ferro dos alimentos de origem vegetal denominado ferro não hemínico ou ferro não heme, são encontrados em frutas secas, amêndoas, nozes, castanhas, folhas de beterraba, batata doce e mandioca, grãos integrais especialmente o trigo, verdura de folha verde, lentilha, feijão preto, azuki, gergelim entre outros.

Zinco

Está presente em todos os tecidos principalmente no fígado, músculos esqueléticos e ossos. É integrante de várias enzimas, insulinas e diversas atividades metabólicas.

A deficiência de zinco é predominante em crianças. Como sinais clínicos da deficiência, podem ser observados retardo no crescimento, na falta de apetite, hipogonodismo (é um termo médico para um defeito no sistema reprodutor que resulta na diminuição da função das gônadas -testículos) em homens, falta dos sentidos do paladar e do olfato e demora na cicatrização.

Fontes de zinco são encontradas no leite, feijões, lentilhas, fígado, aves, molúscos, arenque (tipo sardinha), farelo de trigo, hortaliças em especial no maxixe, grãos integrais, aveia, centeio, trigo, arroz, milho.

Cobre
Encontrado em todos os tecidos do organismo, principalmente no fígado, cérebro, coração, rins e enzimas.

É absorvido no estômado e intestino.

A deficiência de cobre acarreta prejuízo na absorção de ferro, leucopenia (redução no número de leucócitos no sangue. Os leucócitos são responsáveis pelas defesas do organismo, são os glóbulos brancos)e desmineralização óssea.

São fontes de cobre, fígado, molúscos, grãos integrais, cereais, legumes, aves, rins, ostras, chocolate (Eba! Mas não vai exagerar, hein! rsrs)  e nozes.

Esses são alguns dos minerais importantes para um bom funcionamento de todo o nosso organismo.

Agora você não tem mais desculpa... Alimentação Saudável, Já!!!!

Fonte:  Drª. Giovana de Mattos Labella- Nutricionista  & Profª. Valéria S. de Oliveira- Engenheira de Alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário