Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Divulgação de Notas




Parabéns a todos os alunos que se esforçaram e se recuperaram nesta 1° etapa, aos demais que ainda não conseguiram saibam que nem tudo está perdido... Se esforcem mais um pouco que com certeza alcançarão resultados satisfatórios na próxima etapa, saibam que eu estou aqui e nunca deixarei de acreditar em vocês.

"Um homem não está acabado quando enfrenta a derrota. Ele está acabado quando desiste."  (Richard Nixon )

Lembrem-se:  Desistir Jamais!!!

Mil beijos da Profª mais feliz e orgulhosa desse mundo...

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Por que ingerir SAIS MINERAIS?

Olá! Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre os Sais Minerais.


São eles os responsáveis por funções vitais em nosso organismo tais como:

Manter equilíbrio de fluidos;
Controlar a contração muscular;
Carregar oxigênio para a musculatura e regular o metabolismo energético.

Alguns minerais nem sempre são ingeridos nas quantidades suficientes para satisfazer as necessidades metabólicas, especialmente durante a fase de crescimento, perda de sangue, trauma, estresse, algumas patologias e também atletas, podem apresentar deficiências de minerais, pois exercícios muito prolongados e vigorosos aceleram a perda através do suor e da urina.

Segue abaixo as funções e fontes de alguns sais minerais indispensáveis para manter a saúde.

Ferro
Participa do transporte de oxigênio dos pulmões para os tecidos e do gás carbônico para os pulmões. A maior parte do ferro é absorvido no intestino, na parte mais próxima do estômago (mais ácida).

Do ferro dos alimentos, são absorvidos apenas 5 a 10%, pelos adultos com níveis normais de hemoglobina (12g/dl ou mais). Ou seja, a biodisponibilidade é a qualidade de um mineral disponível para absorção e utilização pelo organismo, o nosso corpo aproveita melhor o ferro de origem animal (10 a 30%) do que dos alimentos de origem vegetal (2 a 10%).

Alguns fatores melhoram a absorção do ferro:

- Meio ácido com a presença de ácido ascórbico (vitamina C); (Daí a necessidade de se comer uma laranjinha após uma feijoada... além de ser bastante saborosa você ainda cria um meio favorável para abosorção do Ferro alí ingerido)

- Cálcio em quantidades adequadas auxilia na remoção dos fitatos, oxalatos e fosfatos (compostos insolúveis presentes em alguns tipos de alimentos que impedem a absorção de certos nutrientes, em questão Fe);

- A presença de cobre;

- Estados fisiológicos durante os períodos de maior formação de sangue, ou seja, crescimento, gestação e lactação;

- Pessoas com deficiencia de ferro podem chegar a 50% de absorção.

Por outro lado, há fatores que inibem ou diminuem a absorção e devem ser controlados ou corrigidos, como:
- Meio alcalino (falta de acidez no estômago);

- Fitatos e oxalatos, presentes em alguns vegetais como o fitato na batata inglesa, oxalato no espinafre e chás mate e preto (formam sais insolúveis de ferro);

- Motilidade intestinal (aumento do movimento peristáltico reduz o contato, diminuindo a absorção);

- Excesso de gorduras.

As principais fontes de ferro de origem animal denominado ferro hemínico ou ferro heme, são encontradas nas carnes, peixes, aves, vísceras, miúdos e derivados. Já o ferro do ovo é pouco biodisponível.

O ferro dos alimentos de origem vegetal denominado ferro não hemínico ou ferro não heme, são encontrados em frutas secas, amêndoas, nozes, castanhas, folhas de beterraba, batata doce e mandioca, grãos integrais especialmente o trigo, verdura de folha verde, lentilha, feijão preto, azuki, gergelim entre outros.

Zinco

Está presente em todos os tecidos principalmente no fígado, músculos esqueléticos e ossos. É integrante de várias enzimas, insulinas e diversas atividades metabólicas.

A deficiência de zinco é predominante em crianças. Como sinais clínicos da deficiência, podem ser observados retardo no crescimento, na falta de apetite, hipogonodismo (é um termo médico para um defeito no sistema reprodutor que resulta na diminuição da função das gônadas -testículos) em homens, falta dos sentidos do paladar e do olfato e demora na cicatrização.

Fontes de zinco são encontradas no leite, feijões, lentilhas, fígado, aves, molúscos, arenque (tipo sardinha), farelo de trigo, hortaliças em especial no maxixe, grãos integrais, aveia, centeio, trigo, arroz, milho.

Cobre
Encontrado em todos os tecidos do organismo, principalmente no fígado, cérebro, coração, rins e enzimas.

É absorvido no estômado e intestino.

A deficiência de cobre acarreta prejuízo na absorção de ferro, leucopenia (redução no número de leucócitos no sangue. Os leucócitos são responsáveis pelas defesas do organismo, são os glóbulos brancos)e desmineralização óssea.

São fontes de cobre, fígado, molúscos, grãos integrais, cereais, legumes, aves, rins, ostras, chocolate (Eba! Mas não vai exagerar, hein! rsrs)  e nozes.

Esses são alguns dos minerais importantes para um bom funcionamento de todo o nosso organismo.

Agora você não tem mais desculpa... Alimentação Saudável, Já!!!!

Fonte:  Drª. Giovana de Mattos Labella- Nutricionista  & Profª. Valéria S. de Oliveira- Engenheira de Alimentos.

sábado, 16 de outubro de 2010

O que é gordura trans?

A gordura vegetal hidrogenada, presente em alimentos industrializados, aumenta o risco de doenças vasculares

Paula Sato (Paula Sato)


Desde 2006, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) obriga todos os fabricantes a indicar no rótulo a quantidade de gordura trans presente nos alimentos. Por outro lado, o Ministério da Saúde também tenta acabar com a utilização dessa gordura, seguindo o exemplo de países como Suíça e a Dinamarca, onde ela é proibida. A perseguição tem um bom motivo. Estudos científicos comprovaram que essa gordura é extremamente prejudicial à saúde: além de aumentar os níveis de colesterol ruim, o LDL, também diminui a taxa de colesterol bom, o HDL. E isso significa elevar o risco de arteriosclerose, infarto e acidente vascular cerebral.
A gordura trans é o nome dado à gordura vegetal que passa por um processo de hidrogenação natural ou industrial. "Algumas carnes e o leite já têm essa gordura, mas em pequena quantidade. O que preocupa mesmo são as gorduras usada pela indústria", explica Samantha Caesar de Andrade, nutricionista do Centro de Saúde Escola Geraldo Horácio de Paula Souza, da Faculdade de Saúde Pública da USP. A gordura vegetal hidrogenada faz parte do grupo das gorduras trans e é a mais encontrada em alimentos. Ela começou a ser usada em larga escala a partir dos anos 1950, como alternativa à gordura de origem animal, conhecida como gordura saturada. Acreditava-se que, por ser de origem vegetal, a gordura trans ofereceria menos riscos à saúde. Mas estudos posteriores descobriram que ela é ainda pior que a gordura saturada, que também aumenta o colesterol total, mas pelo menos não diminui os níveis de HDL no organismo. Em geral, as gorduras vegetais, como o azeite e os óleos, são bons para a saúde. Porém, quando passam pelo processo de hidrogenação ou são esquentadas, as moléculas são quebradas e a cadeia se rearranja. Essa nova gordura é que vai fazer todo o estrago nas artérias. Esse processo de hidrogenação serve para deixar a gordura mais sólida. E é ela que vai fazer com que os alimentos fiquem saborosos, crocantes e tenham maior durabilidade. O grande desafio atual da indústria é encontrar uma alternativa mais saudável à gordura trans, sem que os alimentos percam suas propriedades.
A gordura trans não é sintetizada pelo organismo e, por isso, não deveria ser consumida nunca. Mas, como isso é quase impossível, o Ministério da Saúde determinou que é aceitável consumir até 2g da gordura por dia, o que equivale a quatro biscoitos recheados. Mesmo tendo isso em mente, um dos grandes problemas para o consumidor é conseguir perceber com clareza quanta gordura trans existe em cada alimento. "A Anvisa determinou que, quando uma porção do alimento possuir até 0,2% da gordura, o rótulo pode dizer que o produto não tem gordura trans, o que não é verdade", explica Samantha Andrade. Ou seja, se a embalagem traz os valores referentes à porção de dois biscoitos e esses contiverem 0,2g de gordura trans, o fabricante pode afirmar que o produto é livre dela. Mas, na verdade, se uma pessoa comer 20 biscoitos terá consumido os 2g da gordura. "Por isso, o melhor jeito do consumidor ter certeza do que está comprando é verificar a lista de ingredientes para checar se não existe gordura vegetal hidrogenada na composição do produto", ensina a nutricionista. Vale lembrar que os alimentos que mais contêm gordura trans são bolachas, pipocas de microondas, chocolates, sorvetes, salgadinhos e todos os alimentos que tem margarina na composição.


Vamos mudar nossos hábitos??

Saúde em 1° lugar!!

Jogo da Pirâmide

Oi alunos queridos tô postando o link do blogger da Profª Raquel de Amontada, lá ela colocou o joguinho, como eu tinha dito para vcs... entrem e sejam seguidores para estarem acompanhando tbm novidades do blogger dela...

Acessem: http://agroamontada.blogspot.com/2010/10/vamos-estudar-para-prova-se-divertindo.html




 bjão

domingo, 3 de outubro de 2010

Alunos Destaques para Atividades - PNCPA- Setembro


Equipe Destaque em Designer trabalho da Pirâmide Alimentar

Equipe n° 3 Gerente: Maria Taynara

Destaques em Conteúdo trabalho da Pirâmide Alimentar

Lucas Gomes; Renato; Arlécio; Eduardo Gonçalves; Antônio Sabino; Élyda;


Parabéns pelo Desempenho!!

Alunos Destaques para Atividades - Introdução a Agroindústria- Setembro




Parabéns a todos os destaques pelo belíssimo desempenho!!!!


  • Relatório Frutal

Tayanara Rodrigues;  Elayne;  Maria Taynara;  Raquel;


  • Trabalho Sobre a Importância da Fruticultura no Brasil
Tayanara Santos;